quarta-feira, 18 de março de 2009

SALVA




Nome: Salvia officinalis L

Família: Lamiáceas (Labiadas).

Componentes: Ácido rosmarínico, flavonóides, saponósido.

Propriedades: Antiespasmódico, anti-séptico, anti-sudorífico, carminativo.

Uso tradicional: Depressão, nervos, astenia, asma.


Outros Nomes: Erva Santa, Salva dos jardins , salva ordinária, Salva-mansa, Salva das boticas, Salva-menor, Salva das farmácias, Salva da Catalunha, Grande Salva, Chá da Europa, Chá-da-Grécia, chá-da-frança, Salvei (alemão), Salima fina(espanhol), Sauge officinale(francês), Sage(inglês), Salvia(italiano)


Sabor: Picante, ligeiramente amargo-(aromática


Propriedades Anti-espasmódico, anti-céptico, anti-sudorífico, carminativo, colerético, hipoglicemiante vulnerário, estimulante cardíaca, e do sistema nervoso, estomáquico, emenagogo, digestiva, tónica, sudorífica, desinfetante, expectorante, anti-reumática, tónico para peles flácidas, tuberculose pulmonar, debilidade do estômago,
Resfriados, frieiras, cólera, prisão de ventre, afecções hepáticas, regularisa o fluxo menstrual, aconselhável para distúrbios orgânicos,

A Salva contém ruiona, tujano, que pode provocar ataques epilépticos, evitar durante a gravidez, procurar acompanhamento profissional quando de problemas cardíacos.



LIMPA MÓVEIS



Ingredientes


-> 137.5 ml de água

-> 1 punho de erva-cidreira

-> 137.5 ml de essência de terebentina

-> 30 g de cera de abelhas

-> 30 g de flocos de sabão

-> 1 lata com tampa de enroscar de 500g de capacidade

Preparação

Prepare uma infusão colocando as folhas e os pés da erva-cidreira numa tigela e deitando em cima água e a ferver. Cubra e deixe repousar 5 minutos. Derreta a cera de abelhas e a terebentina numa tigela colocada sobre um tacho com água a ferver. Preste atenção sempre que aquecer cera de abelha e terebentina, pois têm um ponto de ebulição baixo. Coe a infusão, misture-a com os flocos de sabão noutro tacho e aqueça. Deixe arrefecer ambas as misturas e depois junte-as e bata bem até obter um creme espesso. Deite nas latas e feche hermeticamente. Use um pano macio para aplicar o produto em superfície de madeira, metal ou pinturas. Puxe o lustro com um pano macio limpo.