quarta-feira, 13 de maio de 2009

Plantas medicinais e saúde: como utilizar o poder das plantas medicinais para abrandar os pequenos mal-estares quotidiano

~Porquê utilizar produtos químicos ou medicamentos perigosos, quando se pode usar plantas medicinais naturais que fazem os mesmos efeitos?

O homem atravessou séculos recorrendo as plantas para curar-se. Aliás, as plantas são a origem de muitos medicamentos. Aqui está o modo de utilização para abrandar pequenos mal-estares quotidianos.

Se decidir fazer tisanas, escolha preferivelmente os produtos biológicos.

Plantas contra gripe

No inverno, estas plantas são utilizadas como prevenção, elas impedem a estrada aos vírus. É útil em forma de tisanas, cápsulas ou ampolas, é recomendado de 3 a 4 vezes ao dia, durante uma semana.

EUCALIPTO
Estimula as células da mucosa bronquial, ajuda a fluir as secreções favorecendo a sua eliminação, acalma a dor e atenua as inflamações. O seu óleo essencial contém um antiviral activo que neutraliza as gripes ligeiras. Pode-se colocar algumas gotas de óleo num lenço para inalar ou por meio de um difusor de perfumes espalhar um pouco no quarto de dormir.

VERBENA
Planta de cujas flores se faz uma infusão, inibem a propagação do vírus da gripe, combate a inflamação da mucosa, acalma a tosse e facilita a expectoração.



Plantas digestivas

Depois de uma refeição abundante, ainda é proposto usar uma tisana pra facilitar uma digestão difícil. Se encontrar igualmente em forma de cápsulas ou de ampolas, as essências destas plantas que activam as funções hepáticas.

ALCACHOFRA
O caule deste delicioso legume estimula a secreção da bílis e combate com eficácia a lentidão hepática. Usa-se tomar 1 ou 2 cápsulas três vezes ao dia por uma semana, depois de comer em abundância ou em caso de indigestão.


FUMÁRIA
É uma planta excelente para desintoxicar o fígado e o pâncreas. Combate a náusea, estimula a circulação e purifica o organismo. Pode-se fazer curas regulares que duram de 2 a 3 semanas.





Plantas para emagrecer

Se bem seleccionadas, estas plantas optimisam os efeitos do regime, combate a retenção de água no organimo e estimulam a queima de gorduras. Tomar 1 litro por dia, ingerindo com freqüência pequenas poções em forma de tisana.


CAVALINHA
É diurética, serve para o forte teor de silício e combate o relaxamento dos tecidos.


ALGAS
Remineralizante, antifadiga, favorece a queima das gorduras, regula a taxa de açúcar no sangue e de colesterol e dinamiza a circulação.


GARCINIA CAMBOGIA
O seu fruto exótico permite ao organismo de queimar melhor as gorduras em excesso. Além disto, reduz o apetite.


Plantas que conciliam o sono

No lugar de tomar soníferos prove as plantas. Cada planta tem uma indicação precisa. Escolha aquela que corresponde melhor ao tipo de insônia sofrido e beba à noite antes de ir dormir, em forma de tisana.



BERGAMOTA
As folhas desta laranja de sabor amargo não há nada igual para favorecer o sono. Antiespasmódicas, ajudam a dormir melhor em caso de cãibra no estômago ou de palpitações.


ESPINHEIRO ALVAR
Do momento em que regulariza os batimentos cardíacos, normaliza o fluxo sanguíneo, combate a hipertensão e acalma o sistema nervoso central e o simpático, esta é sem dúvida a planta certa para tratar de insônia ligada a desregulação cardio-vascular (palpitações, dor torácica, mal-estar, etc.).



FLOR DA PAIXÃO
Os indígenas da América utilizavam as suas folhas pelo seu poder sedativo. Antiespasmódica, tranquilizante, relaxam os nervos e a apreensão em período de exames e facilitam o adormecimento possibilitando um sono reparador.


VALERIANA
É uma erva sedativa, excelente para o sono. A sua raiz, de odor nauseante, regula os batimentos cardíacos e reduz a tensão. Extremamente ativa, trata as desordens nervosas e todas as formas de insônia.


Plantas antidoloríficas

Para abrandar as articulações enferrujadas, elas podem reduzir a inflamação, acalmar a dor e activar a eliminação das toxinas. Você pode tomar como tisana para limpar o organismo.


REINE-DES-PRES
Conhecida desde a antiguidade por seu poder anti-reumático, esta aspirina natural acalma as dores e elimina as toxinas. Sem perigo para o estômago, pode ser consumida em forma de tisana.


HARPAGOPHYTUM
Dentro desta planta de nome bárbaro, conhecida também pelo nome de "unha-de-gato" a causa de seus acúleos pungentes que cobrem os seus frutos, se esconde um medicamento anti-reumático que foi sempre utilizado pelos curandeiros africanos. Estudos recentes, têm confirmado as suas virtudes antidoloríficas, antiinflamatórias e antiespamódicas.




Plantas contra cansaço nas pernas


Ricas em princípios activos, reforçam a resistência das veias e dinamizam a circulação. Se pode utilizar em todas as formas e fazer curas regulares de três semanas a cada mudança de estação.


VIGNE ROUGE
Protege as veias, previne a inchação e a inflamação. Entra na composição de numerosos preparados para as pernas.



CASTANHA DA ÍNDIA
Tonifica as paredes venosas, fluidifica o sangue e favorece a contração dos vasos sanguíneos. Se utiliza sob todas as suas formas para combater a insuficiência circulatória.



GINKGO BILOBA
As suas folhas são utilizadas desde a antiguidade pelos Chineses para prevenir o envelhecimento e melhorar a circulação. Reforça as paredes venosas, normaliza o fluxo sanguíneo e combate a inflamação. Podem ser consumidas na forma de extrato natural, em cápsulas.


Plantas antibacterianas


Os antibióticos se rendem as bactérias? Experimente comer mais alho e combata as bactérias!

Rico em alicina, um potente antibacteriano, o alho é em grau de destruir também as bactérias já presentes no organismo. Além disso, seu bulbo contém, enzimas, hormônios sexuais, vitaminas A, B, C, e sais minerais.

Desde a antiguidade, se utilizava como anti-séptico, contra a peste e a cólera, como potente vermicida e desinfetante intestinal. Hoje deve ser usado pela sua capacidade estimulante, seja do aparelho digestivo que do aparelho respiratório e circulatório, conseguindo também regular a tensão arterial.

Além de cozido em molhos e refogados, é possível aumentar a quantidade de alho ingerido com finalidade preventiva, consumindo cru, 1-2 dentes ao dia antes das refeições. É igualmente óptimo contra a insónia: um dente de alho esmagado e colocado por 10 minutos em infusão dentro de uma xícara de leite quente, para beber antes de deitar-se.

Como vermífugo, recomenda-se usar em forma de decocção: deixe ferver um copo de leite juntamente com 3 - 4 dentes de alho, eventualmente coloque açúcar, depois tome 2 - 3 colheres durante o dia.




Infusão, Decocção, Maceração, qual é a diferencia?


INFUSÃO
Conhecida popularmente por chá. Geralmente são utilizadas as partes tenras (folhas, flores, gomos) quando a água alcançar fervura, desligue e mergulhe nela as partes da planta. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida é só coar e beber.



DECOCÇÃO
Recomenda-se usar as partes mais grosseiras da planta (caules, raízes, cascas ou sementes) são colocadas na água fria. Depois deixe cozinhar por 3 - 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe em infusão por mais ou menos 10 minutos antes de usar.


MACERAÇÃO
Reservada as substâncias sensível ao calor, se obtêm deixando as partes da planta de 12 a 48 horas de molho dentro de água fria.



Sem comentários: